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Stolthaven Terminals é selecionada como operadora do terminal de amônia verde em Pecém (CE) 

Publicado em 16/07/2024

De acordo com a companhia, a amônia verde está sendo explorada como uma opção para descarbonizar a indústria naval outras como a siderurgia para reduzir as emissões de gases de efeito estufa na geração de energia e calor 

Por Redação 

Stolthaven Terminals é selecionada como operadora do terminal de amônia verde em Pecém (CE) 
Stolthaven Santos Terminals (Foto: Divulgação)

A Stolthaven Terminals, em cooperação com a Global Energy Storage (GES), foi selecionada como a operadora para planejar, projetar, construir e operar um terminal de amônia verde em Pecém (CE). O Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), formado pelo Porto do Pecém, uma área industrial e pela Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE), concedeu os direitos após um processo de licitação de 15 meses envolvendo vários outros provedores globais de armazenagem.  

O desenvolvimento de um terminal de amônia verde na Zona Industrial de Exportação (ZPE) do Complexo do Pecém atenderá à produção de hidrogênio verde e à exportação da produção por meio da amônia verde, permitindo que os mercados acessem uma das fontes mais competitivas dessa energia renovável em nível global. 

AMÔNIA VERDE 

Em 2023, a Stolthaven Terminals e a GES formaram uma parceria para desenvolver e operar um terminal de exportação de hidrogênio verde e derivados. 

De acordo com a Stolthaven Terminals, a amônia verde está sendo explorada como uma opção para descarbonizar a indústria naval outras como a siderurgia para reduzir as emissões de gases de efeito estufa na geração de energia e calor. Tem um bom potencial como transportador de hidrogênio em longas distâncias porque é facilmente liquefeito e tem uma densidade de hidrogênio mais alta em comparação com outros transportadores de hidrogênio de baixo carbono.  

De acordo com a companhia, espera-se que a amônia desempenhe um papel importante no cumprimento da meta da União Europeia de importar 10 milhões de toneladas por ano de hidrogênio renovável até 2030. 

A LOGÍSTICA PORTUÁRIA DO NORDESTE 

Apesar de ser predominantemente rodoviário, o Brasil dispõe de uma infraestrutura portuária que desempenha um papel elementar na competitividade do país mundo afora. No caso da região Nordeste, esse papel é reforçado pela posição estratégica dos portos, que se apresenta como facilitadora do comércio exterior brasileiro. 

Trata-se de uma conexão importante. Segundo dados divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços em janeiro deste ano, as exportações brasileiras alcançaram a marca de US$ 339,67 bilhões em 2023 — em conversão direta, um valor que ultrapassa a marca de R$ 1,8 trilhão. 

Fato é que o Nordeste, em um país continental como o Brasil, se destaca como um hub estratégico para o Brasil. Em 2021, os portos nordestinos movimentaram mais de 330 milhões de toneladas de carga, o que inclui uma vasta gama de produtos. Dados foram levantados em conteúdo exclusivo produzido pela MundoLogística